A colocação de Árvores no espaço urbano é uma prática natural e cada vez mais premente no intuito de dar qualidade de vida aos cidadãos e pelas funções de natureza ambiental, ecológica, estética, patrimonial, social que estes seres vivos exercem.

A escolha da espécie de árvore e a sua inserção no meio urbano não é efetuada de ânimo leve e rege-se por algum rigor no sentido de estas constituírem a estrutura verde urbana que funciona como primeira linha de combate à poluição, no fornecimento de oxigénio e no sequestro de elementos nocivos para a saúde presentes na atmosfera.

No âmbito de esclarecimento de alguma discussão/contestação acerca dos pólenes libertados pelos Choupos/Plátanos que possuímos na nossa Freguesia, decidimos partilhar com os vizinhos de Alfragide, aquilo que é a opinião dos especialistas em alergias, a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

https://www.cascais.pt/sites/default/files/anexos/gerais/new/parecer_da_sociedade_portuguesa_de_alergologia_e_imunologia_clinica_spa_.pdf

 

Também a DECO partilha no seu website informação a este respeito:

https://www.deco.proteste.pt/saude/doencas/noticias/sintomas-de-alergia-nao-culpe-o-algodao-das-arvores

 

A JFA encontra-se a trabalhar com a CMA na resolução desta situação, no entanto desde a semana passada foi reforçada a limpeza pública na Av. das Laranjeiras, Av. Da Qta. Grande, nomeadamente junto às escolas e parque infantil de forma a minorar o incómodo provocado pelo "algodão" dos choupos.