O Município da Amadora é, desde 2008, um Município ECOXXI, galardoado pela ABAE/FEE, traduzindo o reconhecimento de boas práticas municipais, em termos de Desenvolvimento Sustentável, tendo por base a análise de 21 indicadores de sustentabilidade e 65 sub-indicadores realizada por uma Comissão Nacional, composta atualmente por 32 entidades (organismos da administração pública, universidades, organizações e entidades de especialistas).

Este ano, aquando da entrega do galardão da Bandeira Verde aos municípios que alcançaram pontuação igual ou superior a 50% (Amadora atingiu 67,6%), que decorreu em Estarreja, no passado dia 29 de Novembro, foram distinguidos 5 municípios ECOXXI que, de acordo com a ABAE, demonstraram excelente organização da atividade que este ano propôs aos municípios: A Rota pela Floresta https://rotapelafloresta.abae.pt/.

O Município da Amadora foi premiado em 1º lugar, em exe aequo com os municípios de Loulé e Mealhada, tendo os critérios subjacentes a este prémio sido as Características da Rota, Entidades envolvidas, Comunicação/Divulgação e Avaliação da atividade.

Assim, a Amadora recebeu um exemplar da exposição “Árvores Nativas de Portugal https://brigadadafloresta.abae.pt/arvores-de-portugal/”, recurso produzido pela ABAE em 2018, no âmbito do projeto “Do Co2 ao O2”, apoiado pelo Fundo Ambiental, conforme pode ser verificado em: https://ecoxxi.abae.pt/galardao/2018-galardao-estarreja-premiados-rota-pela-floresta/.

Nesta iniciativa, organizada por esta autarquia, participaram 16 Eco-Escolas do Município da Amadora. Durante 5 dias estiveram envolvidos, no total, entre alunos, professores, assistentes operacionais, encarregados de educação e representantes das 11 entidades, cerca de 570 participantes, 470 dos quais alunos. Com vista à promoção da mobilidade sustentável, a maioria das deslocações foram efetuadas a pé, tendo as mesmas sido acompanhadas por agentes da PSP – Escola Segura.