A Junta de Freguesia de Alfragide informa que grande parte dos pinheiros da Freguesia irão sofrer uma intervenção por parte da Câmara Municipal da Amadora, para eliminar uma praga de lagartas.
A Thaumetophoea pilyocampa, vulgarmente conhecida como Lagarta do Pinheiro ou processionária, por se deslocar em filas, é uma espécie de lagarta com impacto negativo em pessoas, animais, bem como nos próprios pinheiros. A lagarta, ao mover-se, liberta milhares de pelos e aumenta a possibilidade de intoxicação de quem entre em contacto com eles. Os pelos, que estão impregnados de substâncias tóxicas, agem como agulhas injetando as mesmas na pele ou mucosas.
Os grupos de risco identificados para esta ameaça são as crianças e os cães. Ambos, por brincadeira, são geralmente infetados na cabeça, em especial nos olhos, mucosa oral e frequentemente na língua.
Dado o elevado número de pinheiros existentes na Freguesia, esta intervenção decorrerá a partir da próxima semana. Em caso de contacto com esta espécie e de poder vir a sentir alguma reação tóxica, deve ligar para a Linha Saúde 24, através do número 808 24 24 24.

Veja aqui o aviso na íntegra.