A Freguesia de Alfragide, é uma das 6 freguesias que compõem o Concelho da Amadora.

Com uma área de 134,9 ha e cerca de 9000 habitantes, embora recenseados sejam apenas 6030 (Dezembro 2004). Os actuais limites – excepto o que é estabelecido pelo eixo da estrada Neudel / Damaia – são definidos por estremas de prédios rústicos e por traçados de antigos caminhos vicinais que os serviam. Obviamente, a delimitação é uma linha quebrada, confusa e incoerente, apresentando múltiplas inflexões, saliências e reentrâncias. É em alguns pontos extremamente ilógica. É o caso, por exemplo, de fazer coincidir, parte dos limites da chamada Unidade residencial de Alfragide (Urbanização Alberto Aldim), com a delimitação da Freguesia.

Daqui resulta que a Freguesia da Buraca, cuja área urbana tem início a cerca de 500 m (em linha recta), se estenda por prédios rústicos até ao topo nascente da Rua da Imprensa e Praceta Raul Brandão em plena área urbana de Alfragide.

Assim, as actuais instalações do Estado-maior da Força Aérea, por exemplo, estão situadas simultaneamente nas duas Freguesias atrás referidas – Alfragide e Buraca. A nascente, considera-se o limite a Estrada do Zambujal bem como a poente a EN 117, a sul, a confluência destas duas estradas.

Mensagem do Presidente

Boas Vindas do Presidente da Junta

Ler Mais

Executivo da Freguesia

Executivo da Junta de Freguesia

Ler Mais

Assembleia de Freguesia

Conheça a Assembleia de Freguesia

Ler Mais

História da Freguesia

Conheça a nossa História

Ler Mais