A carregar Eventos

« Todos os Eventos

Visita aos Night Clubs da Lisboa dos anos 20-40

Maio 31 @ 2:00 pm - 5:00 pm

€2

Navegação do Evento

Sinopse:
Na primeira metade do século XX, sobretudo a partir dos anos 20, Lisboa foi agitada pelos clubes nocturnos que abriram portas no eixo Restauradores – Rua das Portas de Santo Antão e Baixa-Chiado, ocupando, genericamente, palácios aristocráticos, mas também prédios de rendimento. Centros de modernidade nas artes e nos costumes, e, igualmente, de vícios e de transgressão, os night clubs lisboetas foram palco da emancipação feminina, do jogo ilegal e das primeiras orquestras de Jazz. A memória de espaços como o Maxim’s, o Bristol Club e o Magestic alimentou diversos romances, nomeadamente o célebre Nome de Guerra, da autoria de Almada Negreiros. São todas essas vivências que evocamos neste passeio que, mais do que um regresso ao passado, celebra a memória de um período determinante na história de Portugal.

Biografia do guia:
Doutorando em Ciências da Comunicação (ISCTE), João Moreira dos Santos tem realizado o seu percurso profissional entre os média e a comunicação empresarial. Além de colaborações no Expresso, Visão História, Blitz, A Capital, Jornal de Letras, etc., em sites norte-americanos de referência e no seu próprio blogue (2003-2011), é autor, desde 2013, do «Jazz a Dois» (RTP/Antena 2), distinguido em 2018 com o Prémio Autores, da Sociedade Portuguesa de Autores, na categoria de «Melhor programa de rádio». Além de docente universitário e assessor de imprensa da Ministra da Saúde do XIV Governo Constitucional, dirigiu a comunicação do Banco de Fomento e Exterior, das multinacionais ABB e Ericsson e da Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA, tendo fundado no ano 2000 a sua própria agência.
É autor de 10 livros, alguns dos quais representados na Library of Congress, na New York Public Library, na British Library, na Bibliothèque Nationale de France e nas bibliotecas das universidades de Harvard, Yale, Princeton e Columbia. É também autor de várias exposições (Assembleia da República, Biblioteca Nacional e Centro Cultural de Cascais), roteiros e palestras culturais (Banco de Portugal e Centro Nacional de Cultura), documentários e espectáculos teatrais/musicais. Criou e produziu, igualmente, diversos eventos culturais de referência, nomeadamente para o Ministério da Economia e para o Centro Cultural de Belém, um dos quais distinguido em 2012 pela UNESCO.

Detalhes

Data:
Maio 31
Hora:
2:00 pm - 5:00 pm
Custo:
€2

Organizador

Junta de Freguesia de Alfragide
Telefone:
214 714 924
Email:
geral@jf-alfragide.pt
Site:
www.jf-alfragide.pt